Classes do Senado dos Estados Unidos

Cada uma das três Classes do Senado dos Estados Unidos é composta de 33 ou 34 assentos do Senado dos Estados Unidos. A proposta das classes é determinar quais assentos na câmara alta do Congresso estadunidense estarão dispostas à novas eleições em cada ano eleitoral. Os três grupos são intercalados de maneira que senadores em um dos grupos são reeleitos a cada dois anos ao invés de renovar a totalidade de assentos em uma única eleição. Sendo assim, os 33 assentos da Classe 1 foram eleitos em 2018, enquanto os 33 assentos da Classe 2 serão eleitos em 2020 e os assentos na Classe 3 estarão dispostas a nova eleição em 2022.

A divisão em classes foi estabelecida pelo Artigo I, Seção 3, Cláusula 2 da Constituição dos Estados Unidos. A divisão foi realmente estabelecida em maio de 1789, seguindo ainda a norma de que os dois senadores de cada estado sejam alocados em classes distintas.[1] Quando do ingresso de um novo estado na União, seus dois assentos no Senado eram sorteados em duas classes distintas por cara ou coroa, visando manter um equilíbrio entre as três classes.[2]

A condição de um senador como "Júnior" ou "Sênior" não está relacionada a sua Classe no Senado. De fato, o Senador Sênior do estado é aquele cujo tempo de mandato é maior dentro da casa legislativa.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search